segunda-feira, 20 de março de 2017

Grêmio Brasileiro de Trovadores - GBT * Antonio Cabral Filho - Rj

Grêmio Brasileiro de Trovadores - GBT


"Complementando: como os mais informados a respeito da história da trova sabem, a primeira entidade que congregou os trovadores foi o GBT (Grêmio Brasileiro de Trovadores), fundado em Salvador-BA. Como o GBT era abrangente demais, os trovadores no sentido estrito (autores de trova) sentiram a necessidade de uma entidade exclusiva.

Na mesma página do Correio da Manhã que trazia o convite para a fundação da UBT, uma (curiosa) convocação para uma Assembleia Geral Extraordinária do GBT Guanabara (meia hora antes da assembleia de fundação da UBT). O GBT seria extinto e substituído pela UBT. Pelo visto essa Assembleia foi só uma formalidade legal para a dissolução da entidade antiga e a fundação da nova, que chega aos 51 anos neste 2017..."

Nossos agradecimentos 
ao Trovador e Professor Pedro Melo
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=640325469511712&set=gm.1320943658000127&type=3&theater 
*

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A Trova Chega À Escola * Antonio Cabral Filho - Rj

A Trova Chega À Escola
A Escola Estadual Daniel de Carvalho, localizada em Conceição do Mato Dentro - Mg, está comemorando o seu centenário, e entre outras iniciativa, surgiu a ideia de incluir nos festejos duas trovas em homenagem à mesma, de autoria do nosso Acadêmico Correspondente Francisco Ferreira.
Francisco é escritor, poeta e trovador, e a sua inclusão no folheto da programação da escola deu-lhe um prazer tão grande que ele resolveu compartilhar com seus amigos em diversos blogs, sites e portais por onde divulga a sua produção.
Mas o melhor dessa iniciativa é o fato de se tratar de uma "escola" dando atenção à trova, uma modalidade poética muito pouco prestigiada na cultura brasileira. Infelizmente, num país com tantos trovadores, não dá pra compreender tamanha frieza. Por exemplo, para a trova ser incluída em proposta de aula no Portal do Professor do MEC, a iniciativa foi unica e exclusivamente da Professora Eliana Ruiz Jimenes, de Santa Catarina, e, fora isso, não se tem mais nenhuma notícia sobre a trova em material didático.
Portanto, o fato, simplesmente o fato, de duas trovas serem incluídas na programação de centenário de uma escola precisa ser motivo de comemoração, apesar de tantos trovadores no país.
*